Bem vindos!

Apoio Matricial


       O apoio Matricial segundo Gastão Wagnerde Sousa Campos se constitui num arranjo organizacional que visa outorgar suporte técnico em áreas específicas às equipes responsáveis pelo desenvolvimento de ações básicas de saúde da população.Isso envolve um compartilhamento de casos com a equipe de saúde local responsável pela família de um dado território.
      Isso se traduz em co-responsabilização pelos casos, que pode se efetivar através de discussões conjuntas de caso, intervenções conjuntas junto às famílias e comunidades ou em atendimentos conjuntos. Isso estimula e fomenta a gradativamente a interdisciplinaridade e a ampliação da clínica na equipe.
     Eu relaciono com a clínica centrada nos sujeitos, nas pessoas reais, em sua existência concreta, sem desconsiderar a doença como parte de tudo isso.É sujerida uma ampliação do objeto de saber e de intervenção da clínica.
     Acredito que é preciso questionar as nossas práticas em saúde e buscar superar o modelo de atenção que não enxerga sujeitos mas portadores de doenças ou número de prontuários. E para isso é necessário um novo olhar sobre o que se vê todos os dias. Algo não muito fácil para quem está acomodado e acostumado em uma rotina que ao mesmo tempo que produz uma ilusão de segurança, produz também amarras e insatisfações.
     Também vejo uma relação muito próxima com a Promoçaõ da Saúde a partir do momento que lidam com novos modos de fazer saúde dentro de uma lógica mais voltada para o ser humano como integral e que pensa ele como capaz de resolver seus problemas apartir do empoderamento.

       

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...