Bem vindos!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Apoio Institucional e acompanhamento do PMAQ

 

O apoio institucional   -  Segundo a PNH apoio é uma função gerencial que reformula o modo tradicional de se fazer coordenação, planejamento, supervisão e avaliação em saúde, busca construir espaços de análise e interferencia do dia-a-dia, potencializando análises coletivas de valores, saberes e fazeres e,desse modo, implemetar e mudar práticas.

De acordo com o Manual Instrutivo do Ministério da Saúde o PMAQ foi instituído pela portaria de nº 1.654 GM/MS do dia 19 de julho de 2011 e foi produto de um importante processo de negociação e pactuação das três esferas de gestão do SUS que  debateram e formularam soluções para viabilizar um desenho do Programa que pudesse permitir a ampliação do acesso e melhoria da qualidade da Atenção Básica em todo o Brasil.
O principal objetivo do Programa é induzir a ampliação do acesso e a
melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.

Em Lagoa da Canoa as ESf’s estão inseridas no programa que busca qualificar o acesso. Para isso reuniões mensais são mantidas com cada equipe afim de acompanhar avanços e dificuldades na implantação de processo que melhorem o acesso da comunidade à saúde. Para isso, as técnicas  Anadja Almeida e Paula Oliveira estão realizando esse apoio junto às Equipes e pensando junto estratégias que possam qualificar o atendimento.

Segue fotos de reunião com a ESF2 – Mata Limpa em outubro de 2012

 

 

 

 

Acompanhamento das ações para o Programa Nacional de Melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Isso vai nos ajudar a melhorar cada vez mais o blog. Obrigada!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...