Lagoa da Canoa foi contemplada com a PORTARIA Nº 4.135, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2010 que destina recursos financeiros emergenciais para ações de qualificação da Rede de Atenção Integral em Álcool e outras Drogas em Municípios de pequeno porte, no âmbito do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas.
A Portaria em seu Art. 2º Define os recursos financeiros para ações que apoiem qualificação, matriciamento e supervisão da rede de atenção básica, de Municípios de pequeno porte.
No Art. 3º a Portaria diz que as ações de matriciamento e supervisão apoiadas por meio desta Portaria deverão articular-se aos NASF-3. Coloca ainda que as ações de matriciamento deverão articular-se igualmente ao CAPS de abrangência microrregional, quando existir.
Tendo em vista essa Portaria o município de Lagoa da Canoa iniciou em março a organização de um serviço de apoio matricial articulando CAPS, PSF´s e Promoção da Saúde no sentido de qualificar e dar maior resolutividade à saúde pública do município.
Para uma ação como essa produzir resultados eu só vejo uma imagem:
As primeiras ações empreendidas neste mês de março de 2011 foram:
-formação de um grupo de estudo com equipe técnica
-reuniões iniciais com CAPS e PSF
Essas primeiras ações tem como objetivo ampliar o conceito de saúde e doença e construção coletiva de ações formando um contrato de trabalho onde todos se sintam parte importante e fundamental do processo.É hora de nos instrumentalizarmos para darmos respostas mais efetivas ao nosso povo.