Bem vindos!

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

II Seminário de Educação Permanente em Saúde

Realizou-se no último dia 13/11/2012 o Seminário de Educação Permanente emSaúde. Com palestras do professor Doutor em Psicologia Jefersson Bernardes entre outros , além de mostra de trabalhos. O evento organizado pelos tecnicos da Cies e da Sesau foi muito rico e contribuiu de forma significativa para o avanço do tema no estado de Alagoas. A SMS de Lagoa da Canoa compareceu ao evento com tecnica Paula Oliveira.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Seminário Reduzir Danos para Promover Saúde

Participação de técnicos da SMS de Lagoa da Canoa e 2 professores no Seminário que aconteceu no dia 31 /10/2012. Palestras sobre a problemática do álcool e outras drogas e experiências exitosas no Estado.




Fotos

Apoio Institucional e acompanhamento do PMAQ

 

O apoio institucional   -  Segundo a PNH apoio é uma função gerencial que reformula o modo tradicional de se fazer coordenação, planejamento, supervisão e avaliação em saúde, busca construir espaços de análise e interferencia do dia-a-dia, potencializando análises coletivas de valores, saberes e fazeres e,desse modo, implemetar e mudar práticas.

De acordo com o Manual Instrutivo do Ministério da Saúde o PMAQ foi instituído pela portaria de nº 1.654 GM/MS do dia 19 de julho de 2011 e foi produto de um importante processo de negociação e pactuação das três esferas de gestão do SUS que  debateram e formularam soluções para viabilizar um desenho do Programa que pudesse permitir a ampliação do acesso e melhoria da qualidade da Atenção Básica em todo o Brasil.
O principal objetivo do Programa é induzir a ampliação do acesso e a
melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.

Em Lagoa da Canoa as ESf’s estão inseridas no programa que busca qualificar o acesso. Para isso reuniões mensais são mantidas com cada equipe afim de acompanhar avanços e dificuldades na implantação de processo que melhorem o acesso da comunidade à saúde. Para isso, as técnicas  Anadja Almeida e Paula Oliveira estão realizando esse apoio junto às Equipes e pensando junto estratégias que possam qualificar o atendimento.

Segue fotos de reunião com a ESF2 – Mata Limpa em outubro de 2012

 

 

 

 

Acompanhamento das ações para o Programa Nacional de Melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica

COPACAPS – agosto 2012

 

O COPACAPS 

No dia 28 de agosto Lagoa da Canoa sediou mais uma Etapa da  III Copa Caps de Futebol Society com apresença dos CAPS de Limoeiro de Anadia, Girau do Ponciano e mais outros municipios. Em clima de festa, eles participaram da , no campo do TATA dos jogos que teve como vice-campeçao o CAPS de Lagoa da Canoa.

Neste ainda houve  brincadeiras e  distribuição de lanches.

Projetos desenvolvidos no CAPS Lagoa da Canoa– INFOCAPS

 

INFOCAPS é desenvolvido em parceria com a SESAU – Gerência de Saúde Mental do Estado e  tem o objetivo de romper preconceitos e fortalecer a cidadania dos dependentes químicos e portadores de transtornos mentais, que terão acesso a cursos de informática. e assim dominar as ferramentas da informática. O projeto também é dirigido aos familiares uma vez que tem-se como meta o empoderamento da família.

 

Mutirão 2 PSE– Outubro de 2012

 

No dia 25/10/2012 foi realizado mais um mutirão do Programa Saúde na Escola. As escolas onde forma realizadas as ações foram>

- Escola Municipal Manoel Pereira Filho

- Escola  Estadual N. Sra da Conceição

Ações desenvolvidas: avaliação clínica, avaliação antropométrica, saúde bucal, atualização do calendário de vacinas, palestras e orientações aos pais sobre violência familiar, alimentação saudável e a importancia da atividade física.

 

Segue fotos do evento

 

Outubro Rosa 2012



As ações em outubro de prevenção e combate ao câncer de mama foram realizadas em todas as unidades de saúde - ESf's. além das ações de busca ativa foram realizadas palestras e rodas de conversa com as mulheres sobre a importancia de todas as mulheres realizarem o auto-exame e de fazer a mamografia para mulheres acima de 40 anos. Todas as 6 equipes se empenharam nessa ação que precisa da participação de todos no sentido de diminuir a incidência do cãncer de mama.
Posted by Picasa

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...