Bem vindos!

domingo, 19 de junho de 2011

Oficina - álcool e drogas: escola Gov. Luiz Cavalcante

magiajuninos21

E é São João minha gente! E vamos trabalhar!

       Neste mês de junho continuamos com as ações pactuadas com as escolas no início do ano. Para issso, realizamos na escola Gov. Luiz cavalcante oficinas sobre álcool e drogas. A facilitadora Maysa Cruz, assistente social,  trabalhou com jovens de  12 a 16 anos. Foram realizadas atividades onde os jovens puderam refletir e construir conceitos sobre os malefícios que as drogas trazem. Pudemos perceber que há um interesse muito grande do jovem pelo tema. Novas oficinas estão sendo planejadas para a zona rural.

segue fotos da  oficina:logo_senad

Horta escolar

 

 

Os alunos de duas escolas da Rede Municipal de Educação, Manoel Pereira e José Rodrigues, estão desenvolvendo o projeto da horta escolar. Essa ação já vinha sendo pensada pelos professores a algum tempo porém, agora com a parceria da secretaria Muncipal de Educação, Saúde e Agricultura pudemos dar passos importantes no sentido de concretizá-lo. No início de junho os alunos fizeram a visita ao canteiro, receberam orientação do técnico e após as ações tiveram lanche saudável.

Abaixo fotos da ação:

Projeto Viver Bem! - Avaliação físico-nutricional

Polegar para cima

As técnicas de promoção da saúde Socorro Valeriano e Luana Franciely vem desenvolvendo um projeto pioneiro no município de Lagoa da Canoa. Através do projeto Viver  Bem! estão realizando visitas todas as quartas-feiras nas unidades de saúde realizando palestras, atividades físicas e avaliação físico-nutricional. A partir dessas ações as técnicas realizam levantamento do estado de saúde dos usuários com intuito de descobrir deficiências e orientar a comunidade e equipes de saúde para melhores práticas.

DSC00625DSC00626magiajuninos9

sábado, 11 de junho de 2011

Promoção e prevenção da saúde na Lagoa do Mato

 


A partir de uma demanda debatida nas reuniões de apoio matricial foi planejado e realizado no dia 03/06 o evento na comunidade de Lagoa do Mato. Nele foram abordados os tema de alimentação saudável, dengue e trouxemos como palestrante o Junior do CTA de Arapiraca para falar sobre sexualidade, AIDS e prevenção. Ao final foram distribuidos carteirinhas epara os usuários que quiserem fazer testagem e servido um lanche. Agredecemos a Aliança Missionária que muito gentilmente cedeu o local para o evento.
Posted by Picasa

curso EAD gestores em promoção da saúde

No último dia 31 de maio iniciei o curso de Extensão para Gestores em Promoção da Saúde. O curso está previsto para ter 19 semanas de atividades.

No primeiro módulo estudaremos o histórico e paradigma da promoção da saúde. Aqui já vimos nessas primeiras semanas três marcos históricos para a PS:

- O informe Lalonde: documento elaborado  em 1974 pelo governo canadense que buscou enfrentar os problemas de saúde das comunidades numa perspectiva mais ampla e a definição da meta da qualidade de vida para definição do que é ter saúde;
- I Conferencia Internacional sobre Atenção Primária realizada em Alma-Ata em 1978  cujas recomendações sobre a organização dos serviços e sistemas de saúde serviram para retomar a perspectiva socioambiental da PS;
- I Conferência Internacional da Promoção da Saúde em 1986 em Ottawa, cuja carta elaborada parte do conceito amplo de saúde defendido pela OMS, que vê a saúde como estado de bem-estar holístico definido pela composição de aspectos biológicos, sociais, econômicos, educacionais, culturais e ambientais.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Curso EAD: Linha do tempo do SUS

 Essa linha do tempo mostra os principais marcos históricos do SUS. Aqui podemos ver o qaunto avançamos ao longo ddo decorrer do tempo.
Posted by Picasa

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...